
As Constelações Familiares são uma abordagem sistémica, ou seja, o foco é o sistema como um todo, considerando a interrelação entre as partes que o constituem.
Tudo faz parte de sistemas. Todos fazemos parte de sistemas.
Chegamos ao mundo através do nosso sistema familiar. E a ele faremos parte para sempre, não importa o que aconteça. A família e a sua história contem as raízes de cada um de nós. Esse é o sistema que mais nos impacta. A sua influência é incontestável e incontornável. Desde logo a nível biológico. E depois também social, cultural e emocional. E influencia ainda em camadas inconscientes, com uma transmissão silenciosa de traumas e emaranhamentos, geração após geração.
As Constelações Familiares permitem desvendar precisamente as dinâmicas inconscientes e sistémicas que atravessam gerações e elementos de uma família. Identificam de forma rápida e precisa a informação que corre “secretamente” e que se manifesta em conflitos, desequilíbrios, fracassos, doenças…
A intervenção desta abordagem é eficaz precisamente por considerar o todo!
Mais do que olhar o indivíduo, o olhar sistémico olha as dinâmicas entre os elementos e a sua contribuição para o sistema como um todo. Portanto, não se sustenta numa visão isolada, mas numa integração ampla do que se mostra e, principalmente, do que não está explícito.
A abordagem sistémica é essencial para devolver a harmonia e força às vivências pessoais que, em muito, dependem da integridade dos sistemas.
Podes desenvolver o olhar sistémico através
- de um atendimento individual, centrado na questão que pretendes resolver
- da participação num grupo de constelações familiares
- formação e workshops de constelações familiares

Deixe um comentário