Informações prévias

Informações orientadoras para uma sessão de Constelações Familiares

As Constelações Familiares servem adultos responsáveis pelos seus movimentos de expansão da consciência, requerendo certas condições que fortalecem o processo:

  • Posicionar-se no estado adulto: centrado em si, na sua responsabilidade e liberdade, desde as quais pode tomar decisões e ações.
  • Ter clareza sobre o tema/questão/problema que precisa trabalhar (de qualquer área de vida: relacionamentos, saúde, profissão, finanças, decisões, estados emocionais persistentes, padrões…) e o que pretende alcançar. As Constelações Familiares promovem um “para quê” que serve a Vida e não um “porquê”, que aprisiona no passado.
  • O tema a trabalhar precisa ser sobre o seu próprio lugar (o único em que pode agir e transformar), ser concreto e atual. Por exemplo: “Quero olhar a relação com o meu pai, que é conflituosa, para encontrar mais proximidade”, “Por mais que me esforce, não consigo ter dinheiro suficiente para pagar as minhas contas e seguir”, “Não consigo engravidar”, “Quero olhar o meu relacionamento de casal para encontrar uma decisão.”

A constelação familiar é sobre si e para si.

Ainda que se revelem dinâmicas sistémicas e transgeracionais inconscientes na origem da desordem que vivencia atualmente, as constelações familiares não servem para encontrar culpados nem se desresponsabilizar sobre a sua Vida. O processo requer a sua vontade, disponibilidade e compromisso. Da minha parte pode contar com o meu melhor compromisso e atuação para que, juntos, encontremos a sua melhor solução.

Após sessão

Depois de uma sessão de Constelações Familiares é recomendado que se dê tempo para a integração dos insights e da nova postura interna. As partilhas e reflexões sobre a sessão podem diluir o efeito vivencial e profundo da experiência. Fico inteiramente disponível para contato pós-sessão no caso de dúvidas ou de qualquer necessidade relacionada.